Você tem observado suas mamas?
Ao longo da história, esse assunto foi considerado tabu, dificultando o acesso à informação e à conscientização a respeito do câncer de mama.
O câncer de mama é o segundo tipo de câncer que mais acomete as mulheres brasileiras, chegando a representar em torno de 20,9% de todos os cânceres que afetam o sexo feminino.
A boa notícia é que quanto mais cedo o tumor é detectado e tratado, maior a chance de cura. Para isso, é fundamental a realização de exames de imagem visando o diagnóstico precoce.
Segundo o Ministério da Saúde, o rastreamento deve ocorrer entre 50 a 69 anos, a cada dois anos. Porém, estudos e a prática clínica apontam que existe uma redução na mortalidade se for realizado a partir dos 40 anos anualmente e/ou conforme indicação médica.
Diferente do que muitos imaginam, homens também tem tecido mamário e, logo, podem ter câncer de mama.
Diversos fatores estão relacionados ao risco de desenvolver a doença. São eles: idade, história reprodutiva, fatores genéticos e ambientais.
A história reprodutiva está associada principalmente ao estrogênio, quanto maior a sua exposição, maior o risco.
O câncer de mama de caráter hereditário corresponde a apenas 5% a 10% do total de casos, sendo os genes BRCA 1 e BRCA 2 os mais comuns.
Mulheres que possuem vários casos de câncer de mama e/ou pelo menos um caso de câncer de ovário em parentes consanguíneos, especialmente em idade jovem, ou câncer de mama em homem também em parente consanguíneo, podem ter predisposição hereditária e são consideradas de risco elevado para a doença.
Dentre os fatores ambientais estão a ingestão de bebidas alcoólicas, sobrepeso e obesidade, sedentarismo e exposição à radiação ionizante.
Atividade física, hábitos alimentares saudáveis e amamentação são alguns dos fatores de proteção.
O Outubro Rosa, mundialmente conhecido como o mês da prevenção e conscientização da doença, vem para nos lembrar, em meio a uma geração com tantos estímulos, sobre a importância de atendermos nossas necessidades físicas e emocionais.
Você é o único responsável por dar a si o cuidado que o seu corpo merece.
Dra. Gabriela Duarte
Dra. Gabriela Duarte
Médica Radiologista - Titular CBR
Instagram: @dra.gabrieladuarte
Imagens: Sofia Cartaxo
Instagram: @sofiarcartaxo